© 2019 + SÓNIA OLIVEIRA

ABOUT

“A voz de Sónia está no centro de tudo e afirma-se pela sua clareza e sobriedade.”

- Nuno Catarino, A Forma do Jazz, sobre o álbum "Encontro"

"belíssimo, muito diverso, num registo intimista, precioso nos detalhes, original, cheio de cumplicidades.

Cinco estrelas!”

- João Almeida, Antena 2, sobre o álbum "Encontro"

Sónia Oliveira nasceu a 17 de Fevereiro de 1985, em Sintra.

Começou a estudar música aos 9 anos e iniciou os estudos vocais aos 12, tendo começado a envolver-se com o universo do jazz cerca dos 15 anos.

O primeiro álbum, “Sónia Oliveira”, surgiu em 2006 com composições pop originais em colaboração com o produtor Vítor Salgueiral.

“Páginas” foi o segundo álbum de originais, editado em 2011, onde é continuado o trabalho no registo pop/rock.

Concluiu em 2014 o Curso de Licenciatura em Música pela Escola Superior de Música de Lisboa e em 2015 a Licenciatura em Jazz e Música Moderna pela Universidade Lusíada de Lisboa, experiências essenciais para uma crucial aproximação ao mundo do jazz.

Em 2016 surge o álbum “Encontro”.

Este, constituído por versões de temas do universo jazz, bossa nova e da música portuguesa, apresenta um duo por cada canção, reunindo os convidados Carlos Garcia no piano, Zé Miguel Vieira na guitarra, o acordeonista João Barradas, o contrabaixista André Ferreira e o trompetista João Moreira. Uma proposta minimal e intimista, que transporta o ouvinte para diversos ambientes musicais.

Paralelamente tem colaborado com os projectos “Uma Coisa em Forma de Assim” e “Pedro e os Lobos”.

O novo álbum de originais, “Paz”, é o mais emocional de todos os editados até agora, sendo especialmente direccionado para a componente instrumental da voz. Trata-se de música que surge no contexto do projecto de investigação que a cantora desenvolveu durante a realização do Mestrado em Performance Jazz, concluído em 2017 na ESML.